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Estratégias de SEO LOCAL: Como todos sabemos, muitas vezes a classificação do Google Maps é injusta com alguns segmentos. Várias vezes já deve ter se deparado com alguma empresa que possui muitas avaliações físicas mas nenhuma local. A falta de “pin” define esse sucesso ou não?
Por que o Google Meu Negócio é importante?
Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta gratuita para classificar locais.
Dentro da ferramenta é possível inserir informações importantes do seu negócio.
Algumas vantagens a seguir:
Aproxima os Leads da empresa: ter um relacionamento com seus Leads é crucial para ter sucesso nas taxas de Conversão de suas estratégias. Muitas vezes, quando o Lead já está na jornada final para conversão geralmente eles buscam recomendações, fotos e informações da empresa. Com o Google Meu Negócio esse processo fica mais fácil.
Dentro do Google Meu Negócio é possível que seus clientes deixem algum feedback positivo ou construtivo;
Disponibiliza informações: um dos principais diferenciais do Google Meu Negócio é poder oferecer uma gama de informações de sua empresa para conseguir captar mais possíveis clientes.
Seo local para pequenas empresas
Que o Google é o maior buscador, não temos dúvidas. Todos procuram por produtos ou serviços dentro de sua serp.
Mesmo que muitas agências de Marketing Digital dediquem grandes esforços para estratégias de SEO local, cerca de 17% das empresas não implementam SEO para suas ações digitais – isso podemos acompanhar em pesquisa de SEO local feita pelo MOZ. Essa estatística mostra que um bom percentual de pessoas/empresas estão nadando em um oceano azul. Esse é o momento exato de começar a desenvolver suas estratégias de SEO LOCAL para empresas.
Neste artigo, conseguimos reunir as principais ações que você poderá fazer para começar a desenvolver estratégias sólidas de SEO LOCAL para seu produto ou serviço
Como os Leads buscam pela sua empresa
Atualmente dentro do Google Meu Negócio é possível analisar métricas locais e de pesquisa na aba Insights. Podemos dividir em 2 etapas essas pesquisas:
1 – Pesquisa Direta – Quando um Lead pesquisa pelo nome de sua empresa. Isso geralmente acontece quando a empresa já possui um brand forte pelo nome;
2 – Pesquisa de Descoberta – Fator crucial para saber se o SEO LOCAL de suas ações estão rendendo. Sempre será contabilizado quando um Lead pesquisou uma categoria, produto ou serviço que sua empresa oferece.
Veja o exemplo nosso, da Inside Digital, logo abaixo:
Em pesquisa, a empresa BrightLocal comparou dados interessantes sobre o comportamento local de algumas buscas. A pesquisa não teve o Brasil com taxa de amostragem, mesmo assim sabemos o que é tendência lá fora. Mais cedo ou mais tarde se refletirá aqui no Brasil também. Basta comparar os dados do nosso Site com a base que a pesquisa apresentou.
Atualmente possuímos uma taxa de 84% de cliques oriundos de descoberta, o que bate com a taxa amostral dos países abaixo.
Quando um Lead faz uma pesquisa de um produto ou serviço, obviamente não quer dizer que você fará o fechamento, pois muitas empresas estão competindo pela atenção do pesquisador após uma pesquisa de descoberta, diferente da pesquisa direta.
Estudos quantitativos apontam que o pacote local recebe cerca de 32% dos cliques da SERP, sem contar os anúncios. Partindo desse pressuposto é muito provável que os Leads que acabaram clicando em pesquisas locais se deu pelo fato de adjetivos presentes no Google Meu Negócio, como classificações, revisões, comentários e posições no resultado de pesquisa.
Por um outro lado, pesquisas diretas, mesmo que poucas, são importantes. Isso mostra que o Lead já tem conhecimento da empresa por conta de um determinado assunto ou produto..
Veja abaixo os segmentos locais mais buscados no ano de 2018:
O segmento Hoteleiro lidera as visualizações mensais. Isso ocorre pelo fato de ser um serviço tangível que envolve muitos aspectos.
Quais ações o Lead pode tomar?
Sabemos que as visualizações de pesquisa possuem um caráter importante para medir o sucesso de suas ações de SEO LOCAL. Não podemos deixar de entender quais ações o Lead pode cometer para entrar em contato com sua empresa. Vejamos algumas:
Visita o Site: geralmente o Lead busca por um serviço ou produto e quando o encontra no buscador local logo entra no site para entender melhor;
Solicitar Rota: muitas empresas solicitam rotas para chegar até você, melhorando o CTR do Google Maps;
Ligação: essa forma de contato seria através de uma call, feita por 1 clique.
Vejam o que geralmente os Leads preferem:
Conclusão
Como vimos, atualmente é fundamental que você tenha sua empresa dentro do Google Meu Negócio e consiga extrair o máximo de informações dentro da mesma, fazendo com que o setor de marketing de sua empresa consiga tomar as melhores decisões de Marketing Digital.